top of page
Alemanha

Energia Solar e Eólica - A Alemanha é líder absoluta com a maior produção de energia solar do mundo e a segunda maior potência instalada em energia eólica. Apenas com a força dos ventos  o país é capaz de produzir 35 GW/ano. No caso da energia solar não existem rivais para os alemães, produtores de 35% de toda a energia do mundo, e parte do sucesso pode ser explicado por uma forte política de incentivos à produção descentralizada, onde empresas e casas já contam com mais de um milhão de sistemas fotovoltaicos instalados.

FITUR 

No dia 16 de Setembro aconteceu uma mostra da diversidade cultural pelo mundo, onde alunos preparam videos, stands palestras, danças, comidas
típicas e apresentaram uma verdadeira diversidade de ações de sustentabilidade pelo mundo. 

A grandiosidade da Feira Internacional de Turismo foi resultado de uma ampla pesquisa que envolveu nossos alunos do Ensino Fundamental I até o Ensino Médio e que trouxe muita informação para ser compartilhada entre as equipes dos países. Assim, concretizamos uma ação em sintonia com a resolução da ONU de fazer de 2017 o Ano do turismo Sustentável no mundo.

Feira promove a resolução da
ONU sobre a sustentabilidade
no mundo.
Africa do Sul

Se para alguns a África do Sul é apenas um destino de turismo exótico pelas paisagens naturais e safáris, para outros o país é o destino certo para aprender inglês e realizar trabalho voluntário em projetos que envolvam ações sociais, turismo sustentável e conservação da vida selvagem. Um dos programas de voluntariado que mais se destacam no país é o trabalho com animais. Na África do Sul, há várias reservas e parques que aceitam voluntários para ajudar no cotidiano dos bichos, como no Lion Park, em Joanesburgo.

Argentina

Caiaques produzidos com garrafas Pet - A população tenta utilizar medidas diferentes como a utilização de produtos verdes que não fazem mal ao meio ambiente. Um fato interessante ocorrido, foi que o engenheiro argentino Federico Blanc conseguiu atravessar o rio Uruguai em um caiaque feito por garrafas de plásticos. Um exemplo de reciclagem, mostrando que muitos utensílios jogados fora do nosso dia-a-dia podem ser muito bem reaproveitados.

Austrália

Sidney 2030 - Sydney Sustentável 2030 é um plano, apresentado em 2008, que busca inserir a visão do desenvolvimento sustentável na rotina da cidade até o ano de 2030, envolvendo questões ligadas ao meio ambiente, economia, sociedade e cultura. Para isso, o plano se apropriou de dez orientações estratégicas, que servem como guia do programa,  com o intuito de fazer de Sydney uma cidade global, competitiva, inovadora e sustentável.

Brasil

Termoelétrica a Etanol - A Usina Termelétrica de Juiz de Fora é a primeira do mundo a operar com etanol e faz parte do parque gerador da Petrobrás. O uso do etanol reduz em 30% a emissão de poluentes pela Usina em comparação com o gás natural. A indústria permanece na mesma potência e eficiência do gás natural, porém com redução de 30% na emissão de aldeídos (NOX) e por isso menos número de água para controlá-lo. Possui capacidade para abastecer toda a cidade e poderá servir de exemplo para o mundo.

Estados Unidos da América

Energia Solar - Os Estados Unidos aprovaram o maior projeto de energia solar do planeta, formado por quatro unidades no sul da Califórnia, que farão um investimento de 4 bilhões de dólares. "A usina de energia solar The Blythe terá quatro unidas de 20 megawatts e será construída no deserto de Mojave", revelou o secretário do Interior, Ken Salazar. "Quando o projeto for concluído, deverá gerar até 1.000 megawatts, energia suficiente para abastecer 750 mil residências americanas, o que fará de Blythe a maior usina de energia solar do mundo".

Espanha

Mobilidade Sustentável - Somente em Barcelona, hoje há 128 quilômetros de ciclovias, que devem aumentar em 20% nos próximos anos, especialmente com o Bicing, sistema público de uso de bicicletas. Lançado em março de 2007, transformou-se numa febre, ainda que muitas de suas anatômicas bicicletas apresentem frequentes defeitos técnicos (alguns causados por vandalismo). O sistema já conta com cerca de 180 mil inscritos e mais de 400 estações, cada uma com um número médio de quinze bicicletas.

Inglaterra

Projeto inovador de freios de trem - Um projeto pioneiro e inédito no mundo, a administração dos trens subterrâneos de Londres, localmente chamados de tubes, consegue reutilizar a energia gerada pela freada dos vagões para suprir a demanda de eletricidade das estações. O sistema de conversão de energia produz eletricidade, e a recicla, o que é  suficiente para abastecer a demanda da estação de Holborn (uma das maiores da cidade).

México

Legislação Ambiental - Entre os resultados obtidos pelo governo local, têm-se a melhora na qualidade do ar, com a redução e o controle das emissões de gases poluentes, a recuperação e a criação de espaços públicos para a convivência e integração social, e a introdução do diesel de baixo enxofre no transporte público. Além disso, a frota de micro-ônibus e taxis antigos foram substituídas por automóveis de maior capacidade e menos contaminantes.

Portugal

Projeto Lisboa Green Valley - As Townhouses da nova fase do empreendimento Belas Clube de Campo, obtêm certificação máxima A++ atribuída pelo sistema Líder A, apresentando um desempenho ambiental superior a 90%. Painéis fotovoltaicos que alimentam as baterias, pontos de carregamento elétrico de carros, separação de águas para reaproveitamento, excelente isolamento térmico e acústico, são algumas das soluções que contribuem para este desempenho, obtendo uma redução no impacto ambiental de quem as habita.

Venezuela

Passos de Energia - Estudantes da Universidade do Zulia, desenvolveram um projeto que consiste em gerar energia elétrica utilizando os passos dos pedestres que caminham nos pontos turístico da cidade de Maracaibo. Um projeto inovador criado por universitários que hoje é conhecido em boa parte do mundo acadêmico.

© Colégio Jean Piaget  :: Tel 2701-2496 :: Cel 97267- 3168 

  • Instagram
  • Wix Facebook page
bottom of page